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Dificuldades de aprendizagem e representações sociais de professores: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural

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dc.contributor.author Galdino, Rafaelly Gomes Barbosa e
dc.date.accessioned 2022-06-14T20:52:50Z
dc.date.available 2022-06-14T20:52:50Z
dc.date.issued 2021-08-24
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26995
dc.description Galdino, R. G. B. Dificuldades de aprendizagem e representações sociais de professores: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural. 2021. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho teve como objetivos de estudo, direcionar e discutir as contribuições da psicologia histórico-cultural no entendimento teórico e metodológico das dificuldades de aprendizagem, sob a perspectiva das representações sociais de professores no ensino fundamental I, sendo assim, objetivando analisar essas dificuldades, detectar as causas e fatores que contribuem para a mesma, e saber a quantidade de alunos que sentem essas dificuldades. No entanto, trabalhamos com a metodologia de ensino voltada para o caráter qualitativo baseando-se em pesquisas bibliográficas, elaborada a partir de materiais já publicados, de vários autores da área, os quais abordam o tema em questão, obtiveram-se os resultados e as conclusões dos depoimentos dos professores entrevistados, pela plataforma Google sala de aula, durante a pesquisa on-line, e diante do exposto pôde-se notar que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, na leitura, na escrita e interpretação, problemas como a falta de interesse, problemas comportamentais causando perdas ao processo de ensino aprendizagem e, posteriormente, comprometendo o futuro escolar do indivíduo, nesta mesma linha de pensamento, concluí-se que os resultados apresentados foram analisados no que se referem às evocações sobre as dificuldades de aprendizagem na concepção dos professores. A maioria dos docentes possui algum conhecimento a respeito das dificuldades de aprendizagem, porém estes conhecimentos ainda são resumidos e limitados. 80% dos docentes entrevistados sugeriram que as famílias que têm filhos com algum tipo de dificuldade de aprendizagem, procurassem um profissional especializado, a exemplo do psicopedagogo pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Rafaelly Gomes Barbosa e Galdino pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Representação social pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem e representações sociais de professores: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural pt_BR
dc.type Other pt_BR


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