Resumo:
Esse trabalho teve como objetivos de estudo, direcionar e discutir as contribuições da
psicologia histórico-cultural no entendimento teórico e metodológico das dificuldades de
aprendizagem, sob a perspectiva das representações sociais de professores no ensino
fundamental I, sendo assim, objetivando analisar essas dificuldades, detectar as causas e
fatores que contribuem para a mesma, e saber a quantidade de alunos que sentem essas
dificuldades. No entanto, trabalhamos com a metodologia de ensino voltada para o caráter
qualitativo baseando-se em pesquisas bibliográficas, elaborada a partir de materiais já
publicados, de vários autores da área, os quais abordam o tema em questão, obtiveram-se os
resultados e as conclusões dos depoimentos dos professores entrevistados, pela plataforma
Google sala de aula, durante a pesquisa on-line, e diante do exposto pôde-se notar que os
alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, na leitura, na escrita e interpretação,
problemas como a falta de interesse, problemas comportamentais causando perdas ao
processo de ensino aprendizagem e, posteriormente, comprometendo o futuro escolar do
indivíduo, nesta mesma linha de pensamento, concluí-se que os resultados apresentados foram
analisados no que se referem às evocações sobre as dificuldades de aprendizagem na
concepção dos professores. A maioria dos docentes possui algum conhecimento a respeito das
dificuldades de aprendizagem, porém estes conhecimentos ainda são resumidos e limitados.
80% dos docentes entrevistados sugeriram que as famílias que têm filhos com algum tipo de
dificuldade de aprendizagem, procurassem um profissional especializado, a exemplo do
psicopedagogo
Descrição:
Galdino, R. G. B. Dificuldades de aprendizagem e representações sociais de professores: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural. 2021. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.