dc.description.abstract |
Trata-se de uma proposta de ação didática, em desenvolvimento, no âmbito da leitura de dramaturgia e tendo como foco o letramento literário, direcionada a turmas do 4º ano de Ensino Fundamental I, mas passível de aplicabilidade entre crianças (5 a 10 anos de idade) em fase dos dois primeiros ciclos escorares. Propõe-se, assim, um Circuito Literário (técnica que incorpora aspectos da Contação de Histórias e da Leitura encenada para a prática e estudo da literatura Infanto-juvenil) enquanto estratégia para o trabalho com a obra teatral O Pássaro Real (2004), escrita pela dramaturga Lourdes Ramalho. Nesta direção, descreve-se as etapas do Circuito, enquanto modo de contribuir com a prática docente no que concerne ao estudo da Leitura Literária e, por conseguinte, pretende-se (re)descobrir dialéticas intermodais que convirjam ao incentivo à leitura de dramaturgia infanto-juvenil, com enfoque aos textos e itinerário teatral ramalhiano, diante de experiência de jogo teatral, contação de histórias, sensibilização e musicalização. Para esse intuito, adotamos as pospositivas referências teóricas, tais quais: AYALA (2010), BARBOSA (1997), CHARTIER (1990) COSSON (2009), GOMES et REIS (2020), LÚCIO (2005), MACIEL (2019), MOTA (Mimeo Inédito), NASCENTES (1955), NASCIMENTO (2021), PAVIS (1947), RIBEIRO (2015), SANTOS (2009), TEIXEIRA (2005), ZUMTHOR (2007), dentre outras. |
pt_BR |