Resumo:
A motivação é um assunto bastante estudado e de uma relevância significativa para o entendimento do comportamento das pessoas no ambiente laboral. Nos últimos tempos, uma modalidade de trabalho que vem ganhando força é o home office que, apesar de existir há alguns anos, vem sendo implementado cada vez mais, principalmente devido à pandemia do Covid-19. Este estudo buscou analisar a motivação no trabalho home office no período de pandemia à luz da teoria dos dois fatores de Herzberg (1959) em uma empresa de telemarketing na cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa se caracteriza como sendo exploratória-descritiva e também utilizou uma abordagem quali-quantitativa. Para coleta de dados foi elaborado um questionário semiestruturado que inicialmente dispôs de dados sócio demográficos e posteriormente utilizou variáveis baseadas na Teoria dos dois Fatores de Herzberg; na terceira seção foi verificado como os pesquisados avaliavam seu próprio nível de satisfação em relação ao home office. A pesquisa foi realizada em dois setores da empresa de telemarketing: o atendimento ativo e receptivo. O formulário foi enviado pelo aplicativo WhatsApp e os dados analisados através do Google Forms. A partir da análise dos dados, foi possível identificar que apesar do trabalho home office ter surgido de forma emergencial para garantir a sobrevivência da empresa, a maioria dos participantes da pesquisa encontra-se motivada no ambiente de trabalho. No entanto, constatou-se alguns pontos de insatisfação com relação ao reconhecimento e à remuneração.
Descrição:
ALVES, Andréa do Nascimento. Motivação no trabalho home office no período de pandemia do covid-19: o caso de uma empresa de telemarketing na cidade de Campina Grande -PB. 22f. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.