Resumo:
Os trabalhadores em geral vêm sofrendo fortes pressões, seja no cumprimento de suas metas ou até mesmo medo da perda do seu emprego, tornando-se assim presas fáceis para o assédio moral no ambiente organizacional. Apesar da importância do setor de telemarketing para a economia Nacional, o índice de rotatividade nessas empresas devido ao assédio moral é enorme. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos operadores de uma empresa de telemarketing sobre a existência de assédio moral no ambiente laboral na cidade de Campina Grande- PB. Trata-se de uma estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa. Além disso, pode é considerada bibliográfica e um estudo de caso. Do universo de 400 funcionários, selecionou-se o setor de teleatendimento que conta com 200 colaboradores. Desse total, 140 responderam à pesquisa. Os questionários foram enviados por e-mail e Whatsapp e analisados com o auxílio programa Microsoft Office Excel. De acordo com os questionários,
alguns fatores que levam ao assédio moral, mesmo em menor grau foram identificados, tais como: a percepção de não reivindicar um tratamento mais humanizado com medo do desemprego e o sentimento de serem aterrorizadas psicologicamente no ambiente laboral. Enfim, esse assunto já vem sendo discutido há algum tempo, mas se torna cada vez mais relevante propor discussões críticas sobre essa temática.
Descrição:
SOUSA, Maurício de Araújo. Assédio Moral: a percepção dos colaboradores de uma empresa do ramo de telemarketing em Campina Grande - PB. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.