Resumo:
Em um universo empresarial cada dia mais competitivo, pequenos comércios com menor poder de investimento em marketing têm menores chances contra grandes marcas. Com isso, a grande disputa passa a ser sobre quem consegue ganhar mais o “coração” do consumidor, ou quem tem melhores estratégias para entender e influir em seu processo de decisão. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo investigar a aplicabilidade das técnicas de neuromarketing e como elas podem influenciar o comportamento do consumidor. Foram selecionadas as seguintes técnicas: neurônios espelho, ancoragem de preços, framing efect, decoy efect, storytelling e marcadores somáticos. Como metodologia, optou-se pelo desenvolvimento de dois questionários que foram aplicados a dois grupos de 61 pessoas cada (um grupo para controle e outro em que se buscou aplicar as técnicas citadas, a fim de verificar sua eficácia). Diante disso, os resultados se mostraram promissores, pois além de evidenciar que as pessoas em sua maioria têm a consciência de que são influenciados pelas publicidades, este estudo contribui para que as empresas possam utilizar-se dessas técnicas a fim de melhorar suas estratégias de vendas e atender às necessidades dos consumidores.
Descrição:
SOUZA, J. A. S. Análise da influência do neuromarketing nas escolhas do consumidor. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.