UEPB - Repositório Digital

Múltiplos sentidos que permeiam a prática comunicativa no Whatsapp através de figurinhas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Ataysa Manuela do Nascimento
dc.date.accessioned 2022-06-21T00:54:16Z
dc.date.available 2022-06-21T00:54:16Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27018
dc.description DIAS, A. M. do N. Múltiplos sentidos que permeiam a prática comunicativa no Whatsapp através de figurinhas. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa, o enfoque são as figurinhas empregadas em conversas de grupo do WhatsApp. Partindo desse pressuposto, evidenciamos que as figurinhas são criadas a partir de elementos verbais e imagéticos, a fim de expressar desejos, emoções, opiniões e/ou sentimentos no interlocutor. Perante o exposto, questionamos quais as motivações para o uso das figurinhas tornar-se frequente nas conversas on-line e quais recursos de linguagem são necessários para a compreensão desse fenômeno, sendo possível que além de dinamizar a conversa, promovendo um teor descontraído, informal e divertido, as figurinhas são capazes de promover diferentes sentidos, considerando o contexto da conversa e os conhecimentos prévios dos usuários. Assim sendo, nosso objetivo geral é compreender os múltiplos sentidos acionados por elas, em um grupo de WhatsApp, considerando o contexto e os conhecimentos prévios dos interlocutores. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos: analisar opiniões expressas a partir de textos motivadores e inferir a existência de sentido apresentado em cada figurinha. Posto isto, a realização desta pesquisa é motivada pela busca de contribuir com estudos linguísticos, no que concerne ao uso de novos recursos de linguagem, ao aprimoramento da prática comunicativa e à construção de sentidos, em um contexto virtual. A metodologia é baseada em estudos que abordam a prática de leitura e o uso de gêneros textuais com respaldo nos pressupostos da Linguística Textual apoiando-se nas concepções de leitura e conhecimentos prévios, a partir de Koch & Elias (2006) e Kleiman (2016), por exemplo. Quanto a sua classificação, ela é de cunho qualitativo. Para a obtenção de dados, organizou-se um grupo no WhatsApp e, mediante a textos motivadores, coletou-se as percepções de sentido e figurinhas, as quais foram analisadas por meio de ação interpretativa, dado que adotamos a prática da interpretação de fatos sociais. Na observação dessas conversas, identificamos que os participantes interagiam entre si, ao passo que utilizavam o recurso das figurinhas, as quais, além de dinamizar a conversa, promoviam um teor descontraído, informal e divertido. Como observamos, as figurinhas promovem sentidos, dentre eles: riso, sarcasmo e ironia. Além disso, constatou-se, também, que o conhecimento de mundo é imprescindível para a compreensão dos sentidos produzidos pelas figurinhas, bem como para o desenlace da própria interação na rede. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. André Luiz Souza da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject WhatsApp pt_BR
dc.subject Figurinhas pt_BR
dc.subject Múltiplos sentidos pt_BR
dc.subject Stickers pt_BR
dc.title Múltiplos sentidos que permeiam a prática comunicativa no Whatsapp através de figurinhas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta