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Nesta pesquisa, o enfoque são as figurinhas empregadas em conversas de grupo do WhatsApp. Partindo desse pressuposto, evidenciamos que as figurinhas são criadas a partir de elementos verbais e imagéticos, a fim de expressar desejos, emoções, opiniões e/ou sentimentos no interlocutor. Perante o exposto, questionamos quais as motivações para o uso das figurinhas tornar-se frequente nas conversas on-line e quais recursos de linguagem são necessários para a compreensão desse fenômeno, sendo possível que além de dinamizar a conversa, promovendo um teor descontraído, informal e divertido, as figurinhas são capazes de promover diferentes sentidos, considerando o contexto da conversa e os conhecimentos prévios dos usuários. Assim sendo, nosso objetivo geral é compreender os múltiplos sentidos acionados por elas, em um grupo de WhatsApp, considerando o contexto e os conhecimentos prévios dos interlocutores. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos: analisar opiniões expressas a partir de textos motivadores e inferir a existência de sentido apresentado em cada figurinha. Posto isto, a realização desta pesquisa é motivada pela busca de contribuir com estudos linguísticos, no que concerne ao uso de novos recursos de linguagem, ao aprimoramento da prática comunicativa e à construção de sentidos, em um contexto virtual. A metodologia é baseada em estudos que abordam a prática de leitura e o uso de gêneros textuais com respaldo nos pressupostos da Linguística Textual apoiando-se nas concepções de leitura e conhecimentos prévios, a partir de Koch & Elias (2006) e Kleiman (2016), por exemplo. Quanto a sua classificação, ela é de cunho qualitativo. Para a obtenção de dados, organizou-se um grupo no WhatsApp e, mediante a textos motivadores, coletou-se as percepções de sentido e figurinhas, as quais foram analisadas por meio de ação interpretativa, dado que adotamos a prática da interpretação de fatos sociais. Na observação dessas conversas, identificamos que os participantes interagiam entre si, ao passo que utilizavam o recurso das figurinhas, as quais, além de dinamizar a conversa, promoviam um teor descontraído, informal e divertido. Como observamos, as figurinhas promovem sentidos, dentre eles: riso, sarcasmo e ironia. Além disso, constatou-se, também, que o conhecimento de mundo é imprescindível para a compreensão dos sentidos produzidos pelas figurinhas, bem como para o desenlace da própria interação na rede. |
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