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O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória nos cursos de licenciatura, que desempenha um papel fundamental na formação docente, permitindo aos futuros professores o acesso ao conhecimento de sua futura profissão através da sua atuação no ambiente escolar. Diante do cenário pandêmico da COVID-19, o processo de ensino-aprendizagem passou por (re)adaptações, e os estágios supervisionados que anteriormente eram realizados na modalidade presencial foram substituídos por aulas remotas via internet, mediadas com o apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Neste contexto, os professores em formação inicial do curso de Letras – Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba, realizaram seus estágios através do Ensino Remoto de Emergência (ERE), utilizando as mais variadas ferramentas digitais, incluindo plataformas educacionais e redes sociais utilizadas na vida cotidiana, tais como: Google Meet, Classroom, WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras. Nesta perspectiva, este estudo analisou e refletiu sobre a experiência e a visão dos professores em formação inicial do curso de Letras – Espanhol acerca dos estágios supervisionados remotos de língua espanhola durante a pandemia, assim como refletiu as suas percepções sobre as TDICs como ferramentas pedagógicas essenciais durante este período e na formação docente. Para isso, fundamentamos nossas discussões nos estudos de teóricos que abordam as temáticas desenvolvidas ao longo de nosso trabalho, entre eles Piconez (1991, 2012); Moran (2000, 2012); Buzato (2006); Oliveira e Cunha (2006); Jenkins (2010); Maciel e Mendes (2010); Pimenta e Lima (2012); Marzari e Leefa (2013); Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); Mayrink e Albuquerque Costa (2017); Souza e Santos (2018); Silva e Souza (2019, 2021); Coscarelli (2020); Moreira e Schlemmer (2020); Paiva (2020); Santos et al. (2020); entre outros. Assim, verificamos que o estágio supervisionado durante a pandemia da COVID-19 permitiu aos professores em formação inicial em língua espanhola conhecer um novo contexto de prática docente, uma vez que tiveram que realizá-las remotamente, com o apoio das TDICs. Esta experiência levou os graduandos a refletir sobre a inclusão das tecnologias digitais durante as aulas realizadas no estágio supervisionado e, consequentemente, acerca da necessidade de estar sempre em busca de formação para sua utilização de forma reflexiva e crítica. |
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