UEPB - Repositório Digital

Os desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Carla Andréa da Silva
dc.date.accessioned 2022-06-27T15:48:33Z
dc.date.available 2022-06-27T15:48:33Z
dc.date.issued 2022-04-01
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27037
dc.description ANDRADE, C. A. S. Os desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capes. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho descreve a vivência desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP) vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento e Capacitação no Ensino Superior – CAPES, com o processo de formação dos futuros professores a partir da imersão do/a licenciando/a na escola da educação básica, no qual refletirmos sobre a experiência da prática no contexto remoto, através do subprojeto Alfabetização/Pedagogia, na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, em Campina Grande-PB. Através do uso de aparelhos celulares realizamos chamadas de vídeos, pelo aplicativo WhatsApp, com a turma de primeiro ano do ensino fundamental. As ações realizadas durante a regência tiveram como foco principal o desenvolvimento de atividades alfabetizadoras de leitura e escrita, dentro das limitações impostas pelo ensino remoto, os recursos didáticos foram importantes facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. As dificuldades da utilização de aplicativos digitais pelas crianças, a falta de acesso aos recursos tecnológicos e internet, e a falta de participação da família, foram alguns das principais dificuldades na experiência de alfabetizar em contexto do ensino remoto. Mesmo diante de desafios e obstáculos impostos a ação alfabetizadora no contexto do ensino remoto efetuou a oportunidade de contribuir no desenvolvimento dos alunos através do Programa Residência Pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Programa Residência Pedagógica pt_BR
dc.title Os desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta