dc.contributor.author |
Andrade, Carla Andréa da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-27T15:48:33Z |
|
dc.date.available |
2022-06-27T15:48:33Z |
|
dc.date.issued |
2022-04-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27037 |
|
dc.description |
ANDRADE, C. A. S. Os desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capes. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho descreve a vivência desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP) vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento e Capacitação no Ensino Superior – CAPES, com o processo de formação dos futuros professores a partir da imersão do/a licenciando/a na escola da educação básica, no qual refletirmos sobre a experiência da prática no contexto remoto, através do subprojeto Alfabetização/Pedagogia, na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, em Campina Grande-PB. Através do uso de aparelhos celulares realizamos chamadas de vídeos, pelo aplicativo WhatsApp, com a turma de primeiro ano do ensino fundamental. As ações realizadas durante a regência tiveram como foco principal o desenvolvimento de atividades alfabetizadoras de leitura e escrita, dentro das limitações impostas pelo ensino remoto, os recursos didáticos foram importantes facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. As dificuldades da utilização de aplicativos digitais pelas crianças, a falta de acesso aos recursos tecnológicos e internet, e a falta de participação da família, foram alguns das principais dificuldades na experiência de alfabetizar em contexto do ensino remoto. Mesmo diante de desafios e obstáculos impostos a ação alfabetizadora no contexto do ensino remoto efetuou a oportunidade de contribuir no desenvolvimento dos alunos através do Programa Residência Pedagógica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios da alfabetização inicial no contexto do ensino remoto: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica/Capes |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |