Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso, trata-se de um relato de experiência, o qual relata a experiência vivenciada através do Programa Residência Pedagógica (CAPES), no subprojeto de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Estadual da Paraíba (Campus I – Campina Grande-PB). O mesmo tem por objetivo o relato descritivo e reflexivo das atividades desenvolvidas no subprojeto. Com a Pandemia do Covid-19 e as medidas de prevenção, o campo educativo precisou se adaptar e se readequar a um novo contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), inesperado e desafiador. Sendo assim, a nossa experiência foi realizada através do modelo remoto numa escola municipal de Campina Grande-PB, em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental das séries iniciais. Diante do cenário apresentado pela Pandemia, a nossa forma de atuar na escola-campo necessitou da utilização dos meios tecnológicos disponíveis e de estratégias possíveis em um contexto remoto. A participação no Programa Residência Pedagógica viabilizou a nós/residentes novos conhecimentos sobre a prática do fazer docente, visto a nova realidade apresentada, assim como também contribuiu no processo de alfabetização dos/as alunos/as da escola-campo.
Descrição:
MORAIS, A. S. Experiência formativa vivenciada no Programa Residência Pedagógica no contexto da pandemia do Coronavírus. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.