dc.contributor.author |
Ferreira, Laysa Tuana Melo |
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dc.date.accessioned |
2022-07-01T15:54:48Z |
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dc.date.available |
2022-07-01T15:54:48Z |
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dc.date.issued |
2015-12-01 |
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dc.identifier.other |
CDD 372. 652 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27049 |
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dc.description |
FERREIRA, L. T. M. O professor de língua inglesa em formação inicial: agente reflexivo e pesquisador de sua prática. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento
linguístico e sociocultural de alunos, analisaremos a experiência de uma graduanda do curso de
Letras-Inglês que esteve vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID). O principal objetivo dessa pesquisa, indicada como estudo de caso, é analisar como
as experiências de uma pibidiana contribuíram para a sua formação considerando como a citada
vivência influenciou na construção profissional da licencianda como professora pesquisadora e
reflexiva. Para obtermos os objetivos dessa pesquisa, nossa análise foi baseada em: (i)
investigar as contribuições dos momentos de monitoria para a formação docente da bolsista;
(ii) examinar o processo de produção e de aplicação da Sequência Didática (SD); (iii) avaliar
as reflexões da pibidiana por meio das postagens virtuais do blogger reflexivo do subprojeto.
Partindo disto, o projeto no original foi desenvolvido por um grupo de pibidianos, mas
evidenciaremos nesse trabalho apenas os depoimentos e relatos de uma das participantes. O
desenvolvimento do projeto foi elencado na produção de uma Sequência Didática (SD), a qual
os estudantes teriam que produzir um vídeo que teria memórias do Ensino Médio de cada um
deles. A aplicação da citada SD ocorreu em quatro meses, em uma turma de 3º ano de uma
escola da rede estadual de ensino. Nesse artigo, falaremos também sobre o papel do professor
que além de ensinar, reflete sobre a sua prática e pesquisa, no intuito de estar sempre
aprimorando e renovando os seus conceitos. Como suporte epistemológico, nos referimos a
autores como Lüdke (2001), Perrenoud (2002), Nóvoa (2004), Oliveri (2010) no tocante do
professor pesquisador e reflexivo. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Telma Sueli Farias Ferreira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
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dc.subject |
Professor |
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dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
O professor de língua inglesa em formação inicial: agente reflexivo e pesquisador de sua prática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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