Resumo:
Atualmente, o crescimento econômico global vem se elevando de forma desproporcional. Os
investimentos aplicados pelas empresas se destinam a lugares mais favoráveis à expansão em
termos de oportunidades de negócios. Nessa perspectiva o referido trabalho objetiva
apresentar as ações das empresas multinacionais no âmbito da responsabilidade social no
Brasil, analisando a eficiência das referidas ações dentro do contexto nacional e a sua atuação
dentro dos limites sociais, culturais e ideológicos da sociedade. A responsabilidade social
pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter com a sociedade,
expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma
comunidade, de modo específico. Diante desses percalços no qual o Brasil estava inserido,
apresentado um quadro de exclusão social e também a falência do Estado de Bem-estar
Social, surgem as condições para o advento do fenômeno responsabilidade social empresarial,
o referido fenômeno surge com o objetivo se ser uma das soluções para a grave problemática
social. Diante de todas as ações apresentadas por algumas empresas multinacionais instaladas
no Brasil, é possível constatar a importância das referidas ações para a sociedade. Em cada
região, em que a empresa está instalada pessoas espalhadas por varias comunidades são
beneficiadas pelas ações de responsabilidade social desenvolvidas por essas empresas.
Descrição:
FRANÇA, T. R. A. de. Responsabilidade social nas empresas: um estudo de caso
em empresas multinacionais. 2012. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.