Resumo:
Apesar das fortes críticas que o Livro Didático (LD) tem sofrido ao longo do tempo, esse
recurso tem as suas relevantes contribuições no contexto da educação brasileira, visto que é,
certamente, o recurso mais acessível e, muitas vezes, o único disponível no espaço escolar.
Contudo, isso pode ser considerado um fator limitante no que tange ao desenvolvimento de
mediações crítico-reflexivas sobre determinadas temáticas. Desse modo, este estudo tem o
intuito de analisar o livro didático “Geografia Espaço & Interação” dos anos finais do Ensino
Fundamental, 7º ano, observando especialmente a forma como o Livro didático aborda a
Geografia Agrária. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na pesquisa descritiva de
abordagem qualitativa. O aporte teórico que fundamenta essa investigação versa sobre estudos
na perspectiva do LD no ensino de Geografia, da Geografia Agrária e suas peculiaridades e do
sistema político-ideológico capitalista. O estudo nos permite identificar a presença significativa
da ideologia do capitalismo, além de abordagens genéricas sobre temas relevantes à
compreensão do contexto da Geografia Agrária brasileira.
Descrição:
SANTOS, M. J. R. A abordagem da temática agrária no ensino fundamental: análise do livro didático de geografia do 7° ano. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2022.