dc.description.abstract |
Este artigo teve como objetivo analisar a relação entre neurociência e educação, assim como as contribuições da neurociência para o aperfeiçoamento das práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, é de suma importância para os docentes adquiram conhecimentos na formação inicial, por ser a base da prática em sala de aula. Com isto, a pesquisa aborda a importância da inclusão do saber neurocientífico nos cursos de licenciatura, em especial, da Pedagogia, uma vez que os saberes acerca do cérebro trazem sentido à aprendizagem. Buscou-se compreender como a aprendizagem acontece, ressaltando a importância da memória, do sono, das práticas pedagógicas direcionadas e dos estímulos nesse complexo processo do aprender. Para a construção desse trabalho, a fonte primária foi a bibliográfica, seguida da sistemática, tendo como suporte: Oliveira (2015); Relvas (2012); Grossi, Lopes, Couto (2014); Grossi, Oliveira, Aguiar (2019); Santos, Freitas (2020); Silva (2016); Carvalho (2011); entre outros. Como resultado, certificou-se que a neurociência tem potencial para contribuir com a educação, conduzindo os professores para o caminho de uma aprendizagem segura, mas para isto é necessária uma revisão nos currículos, a fim de inserir o conhecimento da neurociência nas academias de licenciatura. |
pt_BR |