dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo das Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) na perspectiva da Modelagem Matemática, tendo em vista, discutir alguns modelos e situações-problema que possam proporcionar uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso de licenciatura em matemática. Além disso, este trabalho poderá vir a contribuir com as pesquisas sobre o estudo das EDOs por meio da Modelagem Matemática, tema este que já vem sendo debatido. O desenvolvimento desta pesquisa se deu a partir de um levantamento bibliográfico, foram utilizados como procedimentos metodológicos, leituras sobre Equações Diferenciais Ordinárias (BARREIRA & VALLS, 2012; BOYCE & DIPRIMA, 2017; FIGUEIREDO & NEVES, 2018; SOTOMAYOR, 2011)
e Modelagem Matemática (BERTONE; BASSANEZI; JAFELICE, 2014;FRANGO, 2020; MEYER; CALDEIRA; MALHEIROS, 2011; REMATEC, 2014). Apresentamos um estudo das Equações Diferenciais Ordinárias no contexto da Modelagem Matemática tendo como principal finalidade apresentar uma pesquisa fundamentada em um aprendizado significativo, isto é, baseado em, meios que visem facilitar o entendimento deste conteúdo a partir da resolução de modelos matemáticos que descrevem problemas do mudo real, expondo as possibilidades de aplicar a Modelagem Matemática no ensino das Equações Diferenciais Ordinárias, trabalhando-se com situações-problema que levam o estudante à realizar investigações trabalhando na busca pela resolução, que não consiste unicamente em seguir um sistema mapeado por passos que determinam como encontrar a solução. Com essa pesquisa esperamos que professores possam utilizar essa metodologia nas suas aulas. |
pt_BR |