dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar a atuação do pedagogo/orientador social no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) no município de Esperança-PB. Para fundamentar teoricamente essa pesquisa, nos acostamos aos estudos de Libâneo (1993), Freire (2006), Caliman (2010), como também nos documentos oficiais a exemplo da Lei de Diretrizes e Base (LDB, 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs, 2006); Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS, 1993); Plano Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004) entre outros. A metodologia deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa de teor observacional participante, onde descreve a natureza, abordagem, o campo, os sujeitos e a nossa experiência, tecendo reflexões sobre o trabalho realizado. Como resultado objetivou-se a amplitude nas áreas de atuação do pedagogo, e também a importância desse profissional no âmbito social. Por fim, concluímos que a atuação do pedagogo no SCFV se faz extremamente necessária, tendo em vista as atribuições que são próprias da formação desse profissional, sobretudo na organização, planejamento, execução das atividades, bem como a coleta de dados, analise e avaliação das ações que são direcionadas ao público em situação de vulnerabilidade social ao qual o programa é destinado. |
pt_BR |