Resumo:
O presente trabalho é resultado das vivências a partir da nossa experiência no subprojeto Pedagogia/alfabetização do Programa Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Campina Grande/PB. Em função da pandemia do novo Coronavírus, a experiência docente se deu no contexto do ensino remoto e a mediação entre professora, alunos/as e residentes ocorreu a partir do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação. Tem como objetivo refletir sobre a experiência vivenciada no âmbito do subprojeto Pedagogia/Alfabetização – PRP da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, desenvolvido de forma remota numa escola municipal de Campina Grande/PB, e sua importância para a nossa formação docente. Para tanto, dialogamos com a leitura de autores e autoras como: Carvalho e Araújo (2020); Freire (2021); Mariosa e Reis (2011); Santos (2020); Pimenta (2004), entre outros. A metodologia seguiu os preceitos da abordagem qualitativa, com base na observação participante. Os resultados reforçam a importância do Programa Residência Pedagógica para a formação de futuros/as professores/as, bem como, para o desenvolvimento de estratégias didáticas diversificadas nas escolas-campo.
Descrição:
SANTOS, M. A. A experiência formativa vivenciada no subprojeto alfabetização/pedagogia/UEPB no contexto de ensino remoto. 2022. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.