dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as contribuições e as dificuldades enfrentadas ao ensinar a Geometria Analítica através da Resolução de Problemas utilizando algumas ferramentas digitais no Ensino Remoto. Esta pesquisa é bibliográfica e de cunho qualitativo, e os dados foram recolhidos de forma descritiva e interpretativa. A pesquisa de campo aconteceu através de encontros remotos no período de 24 de fevereiro a 11 de março de 2022, realizados na Escola Cidadã Integral Técnica José Leite de Souza, localizada no município de Monteiro/PB. Neste trabalho, como fundamentação teórica, destacamos a
Resolução de Problemas e o Estudo e ensino da Geometria Analítica: plano cartesiano, distância entre dois pontos no plano, coordenadas do ponto divisor de um segmento de reta, alinhamento de três pontos no plano, perímetro e área. O estudo bibliográfico foi fundamental para o aprofundamento do conhecimento metodológico no que tange ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e a pesquisa sobre a Geometria Analítica, também contribuiu para o crescimento do futuro professor de matemática. Como resultado deste trabalho, a pesquisa de campo possibilitou experimentar a Resolução de Problemas como uma metodologia que tornou os alunos autônomos e criativos na construção do seu próprio conhecimento, ocasionando em um desenvolvimento construtivo e adequado que os levou a pensar como a matemática é
interessante. Percebemos então, que o nosso trabalho criou um elo entre a Resolução de Problemas, a Geometria Analítica, e o pesquisador no contexto da formação inicial de professores, proporcionando outra visão e reflexão em relação ao Ensino da Matemática. |
pt_BR |