dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem o objetivo de relatar experiência desenvolvida pela autora desse trabalho sobre educação ambiental durante o ensino remoto. O trabalho foi realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de Esperança - PB durante os meses de julho, agosto e setembro de 2021. Para tal, adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem observacional participante e de campo, no qual o pesquisador tem a oportunidade de analisar, observar e refletir sobre e a partir da sua própria experiência. Utilizamos como fundamentação teórica algumas ideias de autores como Magalhães (2020), Reigota (1994), Marcatto (2002), Gadotti (2010), Freire (1996) e alguns documentos, tais como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (BRASIL, 2001), Parâmetros Curriculares nacionais (BRASIL, 1998), entre outros. Concluímos que, é imprescindível trabalhar a Educação Ambiental na escola mesmo que no formato das aulas remotas, desde que essa faça sentido para os alunos, que estimule sua criatividade, contribua para desenvolver hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza. |
pt_BR |