dc.contributor.author |
Souza, Manoel Marcos Pires |
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dc.date.accessioned |
2022-07-27T23:24:45Z |
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dc.date.available |
2022-07-27T23:24:45Z |
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dc.date.issued |
2022-07-25 |
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dc.identifier.other |
CDD 343.04 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27153 |
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dc.description |
SOUZA, M. M. P. Imposto sobre grandes fortunas e a complexidade jurídica da sua instituição. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Imposto sobre Grandes Fortunas possui previsão constitucional, porém o constituinte originário de 1988 deixou a cargo do legislador infraconstitucional a missão de regulamentar esse tributo. O Imposto referido desde a sua concepção possui caráter social, quando da elaboração da constituinte, no anteprojeto da subcomissão de tributos, visava corrigir graves disparidades entre as pessoas e as classes sociais, tendo sido ressaltado que a sua função extrafiscal poderia contribuir para a redução das injustiças provocadas por anos de acúmulo de riqueza por parte de uma minoria privilegiada do Brasil. Dessa maneira, o Imposto sobre Grandes Fortunas, idealizado precipuamente para a promoção da redistribuição de riquezas em nome da justiça social, poderia ser um instrumento viabilizador da igualdade econômico-social, vez que a sua instituição proporcionaria recursos necessários ao incremento das políticas sociais existentes no país. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Carlos Braúlio da Silveira Chaves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Imposto |
pt_BR |
dc.subject |
Grandes fortunas |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição |
pt_BR |
dc.subject |
Decisão política |
pt_BR |
dc.title |
Imposto sobre grandes fortunas e a complexidade jurídica da sua instituição |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |