Resumo:
O presente trabalho buscar compreender a construção do saber sociológico no ensino médio, no livro didático na abordagem de temáticas relacionadas à realidade social brasileira, apontando como o conteúdo presente neste material didático, contribui para a formação educativa de estudantes do ensino médio e suas leituras críticas da realidade social, a partir da sala de aula. O objetivo geral é analisar o livro didático de Sociologia como na formação educativa de jovens do ensino médio e na prática docente na construção do saber sociológico em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que utilizou-se como instrumentos de pesquisa o livro didático, documentos relativos a temática em discussão. Foi feita uma análise exploratória e bibliográfica do conteúdos propostos no material didático pesquisado. Como referência teórica na construção desta pesquisa trabalhamos a partir dos estudos de Gatti (2013), Meucci (2000), Zanard (2013) e aos documentos que embasam a educação nacional, a saber: PNLD (2018), OCME (2006), BNCC (2018) fundamentais para o progresso da educação. Dessa maneira, esse suporte teórico contribuiu significadamente para a compreensão e importância da presença da Sociologia enquanto disciplina no ensino médio.
Descrição:
SANTOS, A. S. H. O livro didático de sociologia e a produção do saber sociológico. 2022. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.