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Da palavra escrita à tela: as representações do feminino em A vida invisível de Eurídice Gusmão

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dc.contributor.author Oliveira, Vitória Taísa Bertoldo de
dc.date.accessioned 2022-07-28T16:03:36Z
dc.date.available 2022-07-28T16:03:36Z
dc.date.issued 2022-05-12
dc.identifier.other CDD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27179
dc.description OLIVEIRA, V. T. B. Da palavra escrita à tela: as representações do feminino em A vida invisível de Eurídice Gusmão. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract As relações entre literatura e cinema, embora muitas, são muito perceptíveis nas adaptações cinematográficas de romances literários. As produções dos dois meios têm dois pontos centrais que costumam ser comuns em ambas as obras: o fio narrativo das histórias e o emprego de personagens que conduzam as ações ficcionais. O presente trabalho tem por objetivo principal analisar de modo comparativo as representações femininas no romance A vida invisível de Eurídice Gusmão de Martha Batalha (2016) e sua adaptação fílmica denominada A vida invisível de Karim Aïnouz (2019). Partindo de uma abordagem qualitativa e uma metodologia interpretativista de cunho comparatista, as análises tomam como aporte teórico a teoria da adaptação e as considerações acerca das relações entre a linguagem literária e a fílmica, a partir de Stam (2006, 2008) e Hutcheon (2013), e a teoria de personagem e suas funções para a narratologia, com as discussões de Dalcastagnè (2005), Rosenfeld (2014), e Assis Brasil (2019). As análises, inicialmente, abrangem as diversas personagens e alguns aspectos narrativos das obras e, em seguida, são especificadas com base em duas personagens centrais, as irmãs Eurídice e Guida Gusmão. Por fim, o diálogo entre o filme e o livro revela aspectos tanto de convergência quanto de divergência. As personagens femininas são construídas com base nas limitações impostas pela opressão masculina da sociedade representada, o que as condicionam a espaços subalternos. Entretanto, as personagens não se limitam unicamente a esses espaços, mas utilizam os meios que estão ao alcance para se desfazer das amarras pré-definidas, como por fim tentamos demonstrar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Anacã Rupert Moreira Cruz e Costa Agra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Representações do feminino pt_BR
dc.subject Personagem pt_BR
dc.title Da palavra escrita à tela: as representações do feminino em A vida invisível de Eurídice Gusmão pt_BR
dc.type Other pt_BR


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