Resumo:
Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre o atravessamento histórico e ideológico da dominação masculina nos discursos nas músicas do cantor e compositor nordestino Ton Oliveira. Para isso, as composições foram recortadas e tomadas como corpus, descritas e interpretadas a partir dos conceitos de ideologia, formação discursiva e memória discursiva, fundamentados pela Análise do Discurso de linha francesa. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa documental de caráter qualitativo através de três músicas, a primeira nomeada de “Sem preconceito”, que foi lançada em 1991, no disco “Forró pra derreter”, a segunda análise ocorreu na música “Bebendo no Cabaré” do álbum “Doido pra Vadiar”, lançada em 2006, e a terceira música intitulada como “Pobre do Zé”, inserida no CD “Só pra xotear”, lançado em 2011. Após análise foi constatada a presença da ideologia de dominação masculina, especificamente em três categorias: de homens que seguem um padrão de comportamentos tidos como viris para se afirmar nessa ideologia, de mulheres que são submetidas a tarefas, ambientes e situações definidas pelos sujeitos da ideologia de dominação masculina, e de homens que não se enquadram em papeis de dominadores, por possuírem atitudes consideradas por essa ideologia como femininas. Teoricamente, o artigo está alicerçado nos estudos de Bourdieu (2012) e de Albuquerque Júnior (2013) sobre a dominação masculina e nos estudos de Fernandes (2008), Orlandi (2012) e Gregolin (2005) sobre o discurso.
Descrição:
ROCHA. L. F. A dominação masculina: análise discursiva da musicalidade de Ton Oliveira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.