Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar a utilização dos conceitos da Teoria Ator-Rede (TAR), no que tange aos elementos não-humanos e sua influência nas tomadas de decisão do consumidor, visto que esses fazem parte do processo produtivo e suas relações tendem a interferir as intenções de consumo. Dentre as variáveis analisadas estão: a influência midiática, uso das estratégias de marketing como promoções e liquidações e as facilitações de pagamento. Neste contexto, um meio facilitador utilizado nas compras, é o uso do cartão de crédito, contudo, esse pode ter como consequência o endividamento. A pesquisa foi feita em dimensões descritivas, qualitativas e quantitativas. Como instrumento de coleta utilizou-se um questionário dividido em três seções, o qual obteve 214 respostas, para a terceira seção foi utilizado o teste de média (t) a fim de validar as hipóteses testadas. Os resultados obtidos sugerem que apesar do meio de pagamento mais utilizado ainda ser o cartão de crédito, esse está sendo utilizado de forma mais consciente para as compras de cunho essencial.
Descrição:
CALIXTO, S. C. A. Teoria Ator-Rede: como os elementos não-humanos influenciam o processo de consumo. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.