dc.contributor.author |
Calixto, Sheila Cristina Albuquerque |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-03T14:58:35Z |
|
dc.date.available |
2022-08-03T14:58:35Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-19 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 658.834 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27336 |
|
dc.description |
CALIXTO, S. C. A. Teoria Ator-Rede: como os elementos não-humanos influenciam o processo de consumo. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem por objetivo analisar a utilização dos conceitos da Teoria Ator-Rede (TAR), no que tange aos elementos não-humanos e sua influência nas tomadas de decisão do consumidor, visto que esses fazem parte do processo produtivo e suas relações tendem a interferir as intenções de consumo. Dentre as variáveis analisadas estão: a influência midiática, uso das estratégias de marketing como promoções e liquidações e as facilitações de pagamento. Neste contexto, um meio facilitador utilizado nas compras, é o uso do cartão de crédito, contudo, esse pode ter como consequência o endividamento. A pesquisa foi feita em dimensões descritivas, qualitativas e quantitativas. Como instrumento de coleta utilizou-se um questionário dividido em três seções, o qual obteve 214 respostas, para a terceira seção foi utilizado o teste de média (t) a fim de validar as hipóteses testadas. Os resultados obtidos sugerem que apesar do meio de pagamento mais utilizado ainda ser o cartão de crédito, esse está sendo utilizado de forma mais consciente para as compras de cunho essencial. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Karla Roberta Castro Pinheiro Alves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Ator-Rede |
pt_BR |
dc.subject |
Elementos não-humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Consumismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.title |
Teoria Ator-Rede: Como os elementos não-humanos influenciam o processo de consumo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |