UEPB - Repositório Digital

Teoria Ator-Rede: Como os elementos não-humanos influenciam o processo de consumo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Calixto, Sheila Cristina Albuquerque
dc.date.accessioned 2022-08-03T14:58:35Z
dc.date.available 2022-08-03T14:58:35Z
dc.date.issued 2022-07-19
dc.identifier.issn CDD 658.834
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27336
dc.description CALIXTO, S. C. A. Teoria Ator-Rede: como os elementos não-humanos influenciam o processo de consumo. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem por objetivo analisar a utilização dos conceitos da Teoria Ator-Rede (TAR), no que tange aos elementos não-humanos e sua influência nas tomadas de decisão do consumidor, visto que esses fazem parte do processo produtivo e suas relações tendem a interferir as intenções de consumo. Dentre as variáveis analisadas estão: a influência midiática, uso das estratégias de marketing como promoções e liquidações e as facilitações de pagamento. Neste contexto, um meio facilitador utilizado nas compras, é o uso do cartão de crédito, contudo, esse pode ter como consequência o endividamento. A pesquisa foi feita em dimensões descritivas, qualitativas e quantitativas. Como instrumento de coleta utilizou-se um questionário dividido em três seções, o qual obteve 214 respostas, para a terceira seção foi utilizado o teste de média (t) a fim de validar as hipóteses testadas. Os resultados obtidos sugerem que apesar do meio de pagamento mais utilizado ainda ser o cartão de crédito, esse está sendo utilizado de forma mais consciente para as compras de cunho essencial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Karla Roberta Castro Pinheiro Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teoria Ator-Rede pt_BR
dc.subject Elementos não-humanos pt_BR
dc.subject Consumismo pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.title Teoria Ator-Rede: Como os elementos não-humanos influenciam o processo de consumo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta