Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar a cooperação da psicologia para a educação, mais precisamente as contribuições da teoria das múltiplas inteligências do psicólogo Howard Gardner para o ensino da matemática. Desde a antiguidade, essa ciência vem sendo ministrada nas salas de aula através de métodos tradicionais, centrados no professor como detentor do saber e sendo posta como matéria de nível alto onde apenas exceções conseguem dominar, porém em anos mais recentes não se pôde mais pensar dessa maneira e com a teoria aqui apresentada, podemos desmistificar que a matemática é para pessoas de QI máximo. Através dos seus estudos Gardner propôs e comprovou que todos os indivíduos racionais possuem uma pluralidade de inteligências, além de diferentes formas de desenvolver cada uma delas, incluindo o raciocínio lógico-matemático.
Descrição:
FLOR, R. G. A teoria das múltiplas inteligências e o processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.