Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as praxeologias de uma atividade lúdica utilizando o Tangram para abordar o significado de parte-todo no ensino de frações. Nosso estudo foi realizado tendo como fundamentação a Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu realizar a análise praxeológica da atividade. A atividade em questão foi utilizada por Cavalcante (2011) e depois aprimorada por Bezerra (2016), os dois autores destacaram o seu potencial para discutir a ideia parte-
todo associada ao ensino de frações. Nesse sentido, nossa intenção foi responder a seguinte questão norteadora: que praxeologias matemáticas e didáticas são apresentadas numa atividade lúdica envolvendo o Tangram para discutir o significado de parte-todo no ensino de frações? A nossa pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino de frações no Ensino Fundamental; 2. Realização da análise praxeológica a priori da atividade envolvendo o Tangram; 3. Análise entre o discurso institucional das orientações curriculares e o ambiente praxeológico proposto na atividade. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise mostrou que a atividade tem característica de uma organização praxeológica local e permite trabalhar diversos significados associados às frações, além do significado de parte-todo.
Descrição:
ARAÚJO, K. R. S. Ensino de frações a partir do tangram: revisitando uma atividade através da teoria antropológica do didático. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.