Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar o empreendedorismo feminino, sua ascensão e potencial crescimento através das redes sociais digitais, especificamente no Instagram. Para alcançar o objetivo foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre empreendedorismo feminino no meio digital, e também exploratória, a partir da análise de conteúdo sobre as empreendedoras e influenciadoras Camilla Cabral, Isabela Matte e Bianca Andrade. Os perfis pessoais foram analisados no período de 8 de setembro de 2021 a 15 de setembro de 2021, a fim de investigar suas receitas de sucesso, analisar seus trabalhos de vendas e a relação dos seus conteúdos no Instagram, revelando assim como se tornaram “donas de suas próprias lanchas” - termo que faz referência à mulher ter capacidade de erguer sua história de sucesso e independência financeira sem precisar da figura masculina. A partir da análise, constatamos que o empreendedorismo digital abriu portas para as mulheres alcançarem suas realizações pessoais e profissionais utilizando o Instagram mesmo depois da maternidade.
Descrição:
SOUZA, J. M. M. Empreendedorismo feminino no instagram: a era das donas das lanchas. 2022. 38f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.