dc.contributor.author |
Sá, Pedro Henrique Leite de |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-08T10:59:19Z |
|
dc.date.available |
2022-08-08T10:59:19Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 530.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27438 |
|
dc.description |
SÁ, Pedro Henrique Leite de. A experimentação investigativa para o ensino do fenômeno de ressonância. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As ciências naturais e exatas, apesar de extremamente importantes, comumente não integram de maneira satisfatória a formação acadêmica, social e pessoal do estudante. O ensino de física ainda tem como grande desafio fugir das aulas tradicionais e trazer abordagens que favoreçam o aprendizado real. Contrapondo a visão tradicionalista de ensino, esta proposta traz um enfoque na experimentação através de uma abordagem investigativa, com objetivo de fazer os estudantes refletirem a respeito dos conceitos. A experimentação em conjunto com a abordagem investigativa pode estimular o senso crítico do estudante, tornando-o figura central em sala de aula. Ao final, é colocada uma sugestão de proposta de intervenção, na qual os estudantes são conduzidos a resolverem uma situação-problema relacionada ao fenômeno de ressonância através de problematizações, conhecendo, trabalhando, modelando e ressignificando conceitos relacionados às ondas sonoras. Em resposta à intervenção, é esperado como resultado uma aprendizagem efetiva, que capacita o estudante a aplicar aqueles conhecimentos em seu cotidiano de maneira natural. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Ana Raquel Pereira de Ataíde |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem investigativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ressonância |
pt_BR |
dc.title |
A experimentação investigativa para o ensino do fenômeno de ressonância |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |