Resumo:
As ciências naturais e exatas, apesar de extremamente importantes, comumente não integram de maneira satisfatória a formação acadêmica, social e pessoal do estudante. O ensino de física ainda tem como grande desafio fugir das aulas tradicionais e trazer abordagens que favoreçam o aprendizado real. Contrapondo a visão tradicionalista de ensino, esta proposta traz um enfoque na experimentação através de uma abordagem investigativa, com objetivo de fazer os estudantes refletirem a respeito dos conceitos. A experimentação em conjunto com a abordagem investigativa pode estimular o senso crítico do estudante, tornando-o figura central em sala de aula. Ao final, é colocada uma sugestão de proposta de intervenção, na qual os estudantes são conduzidos a resolverem uma situação-problema relacionada ao fenômeno de ressonância através de problematizações, conhecendo, trabalhando, modelando e ressignificando conceitos relacionados às ondas sonoras. Em resposta à intervenção, é esperado como resultado uma aprendizagem efetiva, que capacita o estudante a aplicar aqueles conhecimentos em seu cotidiano de maneira natural.
Descrição:
SÁ, Pedro Henrique Leite de. A experimentação investigativa para o ensino do fenômeno de ressonância. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.