Resumo:
Existem, em nossa sociedade, diversos grupos sociais que sofrem atos de discriminação diariamente, e entre esses grupos estão os de pessoas que vivem em privação da liberdade. O estigma social de ser um encarcerado não se detém apenas ao réu, mas também a toda sua família. Uma família que possui um familiar encarcerado tem parte da sua dinâmica voltada a essa realidade, como também sofrem com estigma e preconceito, mesmo não sendo responsáveis por crime algum. O tema do artigo é o desenvolvimento escolar de crianças com pais encarcerados no município de Campina Grande/PB. O artigo teve como objetivo investigar como as crianças são apresentadas ao sistema prisional e os reflexos desta realidade em seu desenvolvimento escolar. A metodologia do artigo se deu a partir de uma fundamentação teórica e de uma entrevista com os participantes da pesquisa. Os resultados e as discussões foram dados através das entrevistas, as quais evidenciaram os relatos de mães de crianças com pais encarcerados, e enfatizaram a importância de um acompanhamento adequado por meio da família e da escola. Assim, conclui-se que as crianças sofrem efeitos que serão evidenciados ao longo dos anos e que é de extrema importância trabalhar a questão escolar com base no encarceramento paterno para uma maior aceitação na sociedade.
Descrição:
RAMOS, B. T. A. O desenvolvimento escolar de crianças com pais encarcerados no município de Campina Grande/PB. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.