Resumo:
Os sinistros de trânsito envolvendo motocicletas, devido sua elevada taxa de
morbimortalidade, representam um dos principais problemas de saúde pública no Brasil.
Campina Grande - PB aparece entres as 10 cidades do Nordeste com maior número de
mortes envolvendo esse tipo de evento. Entre junho de 2021 a maio de 2022, foram
registrados 995 sinistros envolvendo motocicletas, deixando um saldo de 11 mortes no
município. Diante desse cenário, é fundamental concentrar esforços e pesquisas visando
minimizar os riscos impostos à vida da população que usa a motocicleta como forma de
transporte. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir as condicionantes que
contribuem para os altos índices dos sinistros de trânsito envolvendo motocicletas na cidade
de Campina Grande – PB, a partir de dados coletados pela Superintendência de Trânsito e
Transportes Públicos (STTP) através do Núcleo de Estudo de Acidente de Trânsito (NEAT).
A metodologia empregada foi desenvolvida por meio de pesquisa de natureza qualitativa
exploratória, onde foi realizada análise descritiva dos dados, utilizando o software Excel e
teste estatístico Qui-Quadrado através do software SPSS (Statistical Package for the Social
Science), para associação entre variáveis como forma de identificação dos possíveis fatores
preponderantes para ocorrência de sinistros envolvendo motociclistas na cidade de Campina
Grande. Os resultados obtidos com este estudo identificaram a Zona Sul com o maior índice
de sinistros de trânsito. O Centro foi o bairro recordista de acidentes e os corredores
Avenida Marechal Floriano Peixoto, Avenida Jornalista Assis Chateubriand foram os de
maior incidência de ocorrências. Colisões laterais ou transversais e quedas de moto
representaram a maioria do total de acidentes, ocorrendo grande parte durante o dia,
principalmente à tarde. Mais de 90% dos sinistros se deram em vias asfaltadas, tendo a falha
humana através da falta de atenção, velocidade incompatível e o desrespeito à sinalização
como seus principais motivos. Os jovens entre 18 a 25 anos, tiveram principalmente como
causas específicas de acidentes o excesso de velocidade e a ultrapassagem indevida, já os de
faixa etária entre 26 a 35 a condução sob influência de álcool. Foi identificado que as
ocorrências de sinistros referentes aos tipos de acidentes independem da idade do condutor,
colocando a motocicleta como um meio de transporte perigoso, onde o condutor necessita
de muita atenção e respeito às leis de trânsito.
Descrição:
CARVALHO, Luiz Gustavo Alvarez de. Análise dos fatores preponderantes para os altos índices de sinistros de trânsito: um estudo de caso envolvendo motocicletas na cidade de Campina Grande - PB. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Administração - Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, 2022.