dc.description.abstract |
O avanço da indústria audiovisual tem resultado num amplo espaço para a comunicação onde produtos midiáticos com mensagens de conscientização têm se tornado cada vez mais frequentes. Estas mensagens, transmitidas a partir de uma cultura compartilhada, têm trazido narrativas que suscitam reflexão a respeito de problemáticas sociais de gênero e raça. Dentro do cenário da música pop, novos artistas têm surgido, motivados a tratar dessas temáticas tão densas através de suas produções. Isto posto, o presente artigo tem por finalidade analisar qual a mensagem comunicada pela cantora Iza em seu videoclipe “Dona de mim”, como também identificar a representatividade que esse videoclipe possui. Para tanto, buscou-se aporte teórico em autores como Soares (2008; 2015), Janotti Jr. (2015), Goffman (2008), Henning (2015), Beauvoir (1990) e Ribeiro (2018, 2019) para fins de contextualização acerca de cultura pop, videoclipe, estigma, feminismo e empoderamento feminino. E como procedimento metodológico para a análise do videoclipe foi adotada a Análise do Discurso (ORLANDI, 2012) e Análise da Narrativa (STOKES, 2003; MOTTA, 2013). Por fim, os resultados mostram que o videoclipe, além de um meio de comunicação frutífero, é um potente artefato que pode ser utilizado como promotor de conscientização, representatividade e empoderamento feminino. |
pt_BR |