Resumo:
O reality show Big Brother Brasil já completou 22 anos de história na Rede Globo de televisão. O destaque dos últimos 9 anos foi a edição de 2021, não somente com a maior audiência como também sendo bastante comentada nas redes sociais. A Avon foi uma das empresas patrocinadoras da edição 21 e primeira marca de beleza a patrocinar o programa. O presente estudo teve como principal objetivo analisar as estratégias de comunicação e marketing utilizadas pela marca ao patrocinar a edição do reality. Como proposta metodológica, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, com o delineamento de estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de comunicação e marketing. Para a realização deste estudo, foi realizada uma análise das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube) da marca durante os meses de janeiro a maio de 2021, período de exibição do reality. Constatamos que a estratégia de união de duas telas (uso simultâneo de TV e dispositivos móveis conectados à internet, como celular, tablet e notebook) junto ao marketing de conteúdo e real time marketing, utilizadas pela marca, possibilitaram que fosse estabelecida uma conexão com o público e fazendo com que a Avon conseguisse reforçar os ideais da marca e colocar seus produtos à prova, gerando desejo de consumo entre os telespectadores e seguidores. O resultado disso foi o aumento do faturamento e engajamento nas redes sociais durante a exibição do programa, provando que a união de duas telas alinhadas a uma estratégia de marketing correta podem trazer resultados satisfatórios.
Descrição:
SILVA, B. M. B. da. Análise das estratégias de comunicação e marketing utilizadas pela empresa Avon como patrocinadora do Big Brother Brasil 21. 2022. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.