Resumo:
O presente trabalho consiste em uma análise sobre o uso das técnicas de telejornalismo
aplicadas no Instagram de Bruno Cunha Lima durante a campanha eleitoral de 2020. O
objetivo é observar as técnicas, estética e estratégias empregadas por jornalistas como
produtores de conteúdos em forma de vídeos na Web para a campanha eleitoral do então
candidato. Tal estudo se faz relevante pois a comunicação política é um campo de atuação
cada vez mais ocupado por jornalistas. Como método de abordagem, foi empreendida uma
análise qualitativa que considerou como material empírico as entrevistas realizadas com
quatro profissionais responsáveis pela produção, além de 17 vídeos em formato de
webtelejornal veiculados no perfil do Instagram. Os principais autores que respaldaram essa
pesquisa foram Castells (2000); Murad (1999); Moraes (1994); Palácios (2002), dentre outros.
Como resultados, foi possível pontuar que o trabalho e a imagem dos jornalistas trouxeram
mais credibilidade para o material e que os conteúdos divulgados no Instagram influenciaram
as votações na eleição de 2020, em Campina Grande - PB.
Descrição:
SILVA, L. M. do N. O uso das técnicas de telejornalismo aplicadas no Instagram de Bruno Cunha Lima durante a campanha eleitoral de 2020. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.