UEPB - Repositório Digital

Abram as câmeras; estou com problemas na internet; estão me ouvindo bem?: perspectivas e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Sebastião Alison Noberto dos
dc.date.accessioned 2022-08-23T14:16:57Z
dc.date.available 2022-08-23T14:16:57Z
dc.date.issued 2022-07-05
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27716
dc.description SANTOS, S. A. N. "Abram as câmeras; estou com problemas na internet; estão me ouvindo bem?": perspectivas e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva investigar os desafios encontrados nas aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia a partir da análise de práticas de ensino dos professores desta modalidade. A intenção deste estudo é compreender quais foram os desafios mais comuns nas aulas da EJA em tempos de pandemia e investigar práticas de ensino em tempos de aulas remotas nessa modalidade. Nesse sentido, esta pesquisa se configura em um estudo qualitativo de base exploratória e está fundamentada nas pesquisas desenvolvidas por Freire (1987; 2000; 2005), Margarida (2018), Silva et all (2021), dentre outros. Fundamenta-se, ainda, nos documentos oficiais sobre o ensino de EJA e o ensino remoto, dentre outros materiais de pesquisa. Após a análise das entrevistas dos professores, concluímos que a qualidade da formação de Ensino de Jovens e Adultos ainda ocorre em razão do comprometimento profissional que esses professores e professoras têm em desenvolver modelos didáticos próprios a partir de estratégias empíricas que eles acreditam ser assertivos. Estes sujeitos consideraram, como principais dificuldades, a falta de habilidade de seus alunos com a tecnologia e a despreocupação dos estabelecimentos de ensino com a evasão dos alunos, além da falta de respeito com o profissional ao impor condições injustas de aprovação a alunos independentemente da frequência às aulas ou realização das atividades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Desafios na educação pt_BR
dc.subject Práticas de ensino pt_BR
dc.title Abram as câmeras; estou com problemas na internet; estão me ouvindo bem?: perspectivas e desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta