Resumo:
Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da História e da Filosofia da Ciência na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para escrita do presente artigo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos que abordam a inclusão da perspectiva histórica no ensino. Metodologicamente, realizamos um estudo descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso, utilizando-se de um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a seis professores do respectivo curso, numa perspectiva de natureza qualitativa. Posterior a essa etapa, com o objetivo de analisar as respostas às perguntas abertas, nos embasamos na teoria da Análise do Discurso (AD), proposta por Mikhail Bakhtin, para interpretar os dados. Os resultados apontam que a abordagem da História e da Filosofia da Ciência é de grande relevância para o ensino, enquanto estratégia didática, por meio da qual contextualizar as aulas e mostrar o processo de transformação da ciência configura-se numa oportunidade para incluir os aspectos sobre a natureza do conhecimento científico, através de uma abordagem histórica, no sentido de formar um cidadão mais crítico.
Descrição:
SOUZA, Maria Tatiana Soares de. Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.