dc.contributor.author |
Souza, Maria Tatiana Soares de |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-20T20:48:19Z |
|
dc.date.available |
2022-10-20T20:48:19Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 530.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27899 |
|
dc.description |
SOUZA, Maria Tatiana Soares de. Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da História e da Filosofia da Ciência na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para escrita do presente artigo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos que abordam a inclusão da perspectiva histórica no ensino. Metodologicamente, realizamos um estudo descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso, utilizando-se de um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a seis professores do respectivo curso, numa perspectiva de natureza qualitativa. Posterior a essa etapa, com o objetivo de analisar as respostas às perguntas abertas, nos embasamos na teoria da Análise do Discurso (AD), proposta por Mikhail Bakhtin, para interpretar os dados. Os resultados apontam que a abordagem da História e da Filosofia da Ciência é de grande relevância para o ensino, enquanto estratégia didática, por meio da qual contextualizar as aulas e mostrar o processo de transformação da ciência configura-se numa oportunidade para incluir os aspectos sobre a natureza do conhecimento científico, através de uma abordagem histórica, no sentido de formar um cidadão mais crítico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Marcos Antônio Barros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Criticidade no Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |