UEPB - Repositório Digital

Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Maria Tatiana Soares de
dc.date.accessioned 2022-10-20T20:48:19Z
dc.date.available 2022-10-20T20:48:19Z
dc.date.issued 2022-07-21
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27899
dc.description SOUZA, Maria Tatiana Soares de. Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da História e da Filosofia da Ciência na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para escrita do presente artigo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos que abordam a inclusão da perspectiva histórica no ensino. Metodologicamente, realizamos um estudo descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso, utilizando-se de um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a seis professores do respectivo curso, numa perspectiva de natureza qualitativa. Posterior a essa etapa, com o objetivo de analisar as respostas às perguntas abertas, nos embasamos na teoria da Análise do Discurso (AD), proposta por Mikhail Bakhtin, para interpretar os dados. Os resultados apontam que a abordagem da História e da Filosofia da Ciência é de grande relevância para o ensino, enquanto estratégia didática, por meio da qual contextualizar as aulas e mostrar o processo de transformação da ciência configura-se numa oportunidade para incluir os aspectos sobre a natureza do conhecimento científico, através de uma abordagem histórica, no sentido de formar um cidadão mais crítico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Marcos Antônio Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Criticidade no Ensino pt_BR
dc.title Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta