Resumo:
Este artigo deriva da pesquisa de PIBIC 2011/2012, intitulada: “Em nome de uma fé plural: a diversidade religiosa do Programa Sagrado da Rede Globo”, que analisou a repercussão do pluralismo religioso no contexto local. Através de entrevistas em profundidade, o estudo de recepção apontou o que Martín-Barbero (2009) denomina de “mercado amplo de ofertas comunicacionais”. Se os meios de comunicação foram pensados com a proposta de “informar” a sociedade, sua ação de “formação” da opinião pública se hibridizou com estratégias de consumo simbólico que alcançam o campo religioso. Os resultados do estudo indicam que a proposta da série cumpre importante papel na propagação das principais vertentes religiosas brasileiras, mas o tempo de sua exibição é insuficiente para influenciar a formação identitária do público que o assiste e para uma discussão em torno do pluralismo.
Descrição:
GARCIA JUNIOR, E. F. Os possíveis sentidos do pluralismo religioso: uma análise do
programa Sagrado da Rede Globo. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]