dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo geral, investigar as implicações do isolamento social no
planejamento de professores de inglês em período de estágio supervisionado.
Especificamente, pretende-se (I) Apresentar como se dá a formação dos professores de
inglês em fase inicial; (II) Discutir as características da disciplina de Estágio
Supervisionado, sua importância e a forma como é trabalhada; (III) analisar os planos de
aula de professores de inglês em período de estágio, levando em consideração as
implicações do isolamento social. A presente pesquisa é de caráter qualitativo e, possui
abordagem do tipo documental, tem como corpus de análise as informações obtidas
através dos planos de aulas, que se encontram nos anexos deste trabalho. Como
contribuição teórica que serviu de norteamento para a nossa análise, utilizamos as
contribuições de, Pimenta e Lima (2005, 2006), Hwang et al (2008), Ogata et al, (2009),
Maria Flores (2010), Granada et al (2013), Marzari e Leffa (2013), Scalabrin; Molinari
(2013), Araújo (2019), Sousa Júnior et al (2020), dentre outros. Na presente análise, foi
possível perceber como ocorreu a formação de professores iniciais em período de
isolamento social e, posteriormente, como se deu o planejamento das aulas remotas e tudo
que as comporta, desde a sua adaptação com as tecnologias digitais, até o uso mais versátil
das mesmas no momento do ensino. |
pt_BR |