Resumo:
Este trabalho consiste em um relato de experiência referente à organização pedagógica na
Educação Infantil em tempos de pandemia realizado em uma creche/escola na cidade de
Campina Grande-PB entre os meses de Maio à Outubro de 2020. O objetivo deste
constituiu-se na realização de uma análise sobre a forma de ensino adotada para as atividades
remotas pela instituição, o planejamento, confecção de recursos didáticos e recursos
tecnológicos utilizados. A metodologia utilizada neste trabalho está relacionada a um relato de
experiência de cunho reflexivo e dissertativo sobre a experiência pessoal através do ensino
remoto tanto da professora como das crianças da turma. Para a composição do referencial
teórico nos embasamos de documentos oficiais, como Diretrizes Curriculares Nacionais para
Educação Infantil (BRASIL, 2010); a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL,
2017); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB/1996 (BRASIL, 2020); e em
estudiosos como Guimarães (2017), Sarmento e Pinto (2013), Sarmento (2002), Cordeiro
(2020), Anjos e Francisco (2010), Gonçalves e Brito (2020), Linhares (2016), dentre outros.
Diante do exposto, destacamos que o trabalho com as crianças e a experiência adquirida
através dessa forma de ensino com a utilização de recursos digitais proporcionou grandes
experiências para nós como educadores bem como para os educandos e e seus familiares,
proporcionando para estes um novo olhar voltado para a educação, sobretudo a importância
da Educação Infantil.
Descrição:
BARBOSA, T. C. O. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil em tempos de pandemia: um relato de experiência. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.