Resumo:
Este trabalho é fruto de um relato de experiência à luz do Método Montessoriano para Educação Infantil, realizado em uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB. O objetivo geral da pesquisa foi vivenciar os elementos do método supra citado. Os objetivos específicos buscam descrever conceito e características do Método Montessoriano sobre a formação da criança; explicar as influências do Método Montessoriano sobre a formação da criança e aplicar alguns de seus pressupostos em um espaço da Educação Infantil. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida em duas partes. Na primeira parte foi feita uma revisão teórica quanto às ideias já existentes sobre práticas sensoriais na Educação Infantil, utilizando como fonte de pesquisa livros, artigos e pesquisas a respeito do tema. Na segunda parte foi feito o estudo de caso com a prática do ensino na sala de aula. Por fim, aprendemos que a Lei Montessori da Educação foi formulada para uma escola libertadora, enfatizando a construção da identidade das crianças como sujeitos autônomos, bem como a autodisciplina como meio para moldar a atitude de uma pessoa. Alguns princípios e práticas do método Montessori discutidos ao longo do trabalho existem nos comportamentos e métodos usados nas escolas de educação infantil de hoje.
Descrição:
GUEDES, V. M. S. Práticas montessorianas na educação infantil: um relato de experiência. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.