UEPB - Repositório Digital

Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do Enem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Gislaine Oliveira
dc.date.accessioned 2022-11-14T23:39:40Z
dc.date.available 2022-11-14T23:39:40Z
dc.date.issued 2021-09-28
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27970
dc.description RODRIGUES, G. O. Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do Enem. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract No presente artigo, temos o objetivo de apresentar uma proposta de ensino valorizando não apenas o aspecto linguístico-textual, mas também a perspectiva de cunho social, problematizando a violência contra a mulher visando à redação do Enem. Sabemos dos altos índices de violência contra a mulher e seus tipos, bem como os altos números de feminicídio, logo, nos propomos a trabalhar essas problemáticas em sala de aula pensando no aluno como um agente de transformação social. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando de referências bibliográficas com base em um caráter propositivo. Para tanto, desenvolvemos uma sequência pedagógica que visa uma contribuição para os docentes atuantes no Ensino Médio da educação básica. Os autores que se fazem presentes nos fundamentos teóricos são Louro (1997), Silva (2008), Schmidt (2015), para questões relativas à educação e questões de gênero; já para questões relativas ao ensino de língua(gem), dialogamos com Antunes (2007, 2009), Marcuschi (2010) e Goulart (2013), sob o auxílio dos documentos oficiais PCN transversal (1998), OCEM (2006), entre outros. Desse modo, propomos o trabalho conjunto entre escrita e leitura associado ao tema social objetivando não apenas o Enem, mas um paradigma social extremamente atual e importante, uma vez que a escola pode ser espaço de discussão para diversas temáticas em conflito na sociedade, acreditando em uma contribuição positiva na vida do aluno enquanto cidadão, por meio do ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. André Luiz Sousa-Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Redação pt_BR
dc.title Violência contra a mulher: uma proposta para o debate social a partir da redação do Enem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta