Resumo:
A finalidade dessa pesquisa é refletir sobre a influência do ensino remoto na aprendizagem de Geografia, para os estudantes da Educação básica, especialmente da 3ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Pessoa - ECIT, localizada na Cidade de Umbuzeiro – PB. Uma das questões que movem a construção dessa pesquisa é: como os estudantes se auto-avaliam em relação a sua aprendizagem nas aulas remotas, principalmente na disciplina de Geografia?As aprendizagens adquiridas pelos sujeitos da pesquisa foram satisfatórias? Diante disso, utilizamos uma metodologia participativa, além de pesquisas bibliográficas e de campo, a partir da aplicação de um questionário avaliativo, dando destaque aprendizagem nas aulas remotas referente ao ano de 2021. Os resultados verificados a partir da análise do questionário avaliativo apontaram para uma insatisfação em relação às aulas remotas totalizando 81,4%, devido às dificuldades de acesso junto aos aparelhos tecnológicos e oscilação da internet por sua localização geográfica. Os estudantes avaliaram de forma positiva as plataformas disponibilizadas para auxílio das aulas, a maioria deles sentem- se incluídos no modelo de ensino remoto. Os estudantes também avaliaram de forma positiva e satisfatória as aulas de Geografia ministradas. No tocante as outras disciplinas eles sentem dificuldade na aprendizagem, a maioria apontou esse fato para a área de ciências Exatas como: Física com 58,1%, Matemática com 18,6% e química 14%, ocupando as três primeiras posições, 83,3%. Diante disso os alunos percebem a importância das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, afirmando que as tecnologias voltadas ao ensino podem trazer inúmeras possibilidades de aquisição de saberes. Portanto, a realização desse estudo possibilitou o levantamento de dados quanti- qualitativos que servirão de base para outras pesquisas, e para buscarmos melhorias pedagógicas, de ensino e aprendizagem junto ao contexto educacional remoto e pós- remoto, destacando, que mesmo diante das dificuldades relatadas pelos alunos essa foi à única possibilidade de continuação das atividades escolares.
Descrição:
SILVA, L. E. S. Influência do ensino remoto na aprendizagem de geografia em tempos de pandemia: reflexões na ECIT Presidente João Pessoa em Umbuzeiro - PB. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.