Resumo:
Apresenta-se, neste trabalho de conclusão de curso, um relato de experiência relacionado à atuação do graduando no Programa Residência Pedagógica (CAPES), no subprojeto de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Estadual da Paraíba (Campus I – Campina Grande-PB). A experiência relatada foi realizada de forma remota em uma escola municipal de Campina Grande-PB, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental dos anos iniciais. Em decorrência da pandemia causada pelo Corona Vírus, as aulas de forma presencial foram suspensas dando início à modalidade de ensino remoto. Uma forma de ensino já existente, mas que ganhou grande visibilidade ao ser usada como alternativa para dar continuidade ao processo de ensino em meio ao período de pandemia. Para dar subsídio ao relato da experiência, foi realizado um estudo bibliográfico acerca dos temas “alfabetização e letramento” e do “ensino remoto na pandemia”. O estudo está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Magda Soares (2004), Demerval Saviani (2008), Lucia Dellagnelo (2020), Marisa Carvalho (2020) dentre outros. Após a experiência vivenciada, ressaltamos a importância do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia/Alfabetização para formação docente dos residentes e construção da articulação entre teoria e prática.
Descrição:
FARIAS, C. O. Iniciação à docência em tempos de pandemia: um relato de experiência no programa residência pedagógica. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.