UEPB - Repositório Digital

Contribuições do Projeto Dolfer na formação de professores de Língua Inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Jaqueline Feliciano
dc.date.accessioned 2022-11-15T00:28:32Z
dc.date.available 2022-11-15T00:28:32Z
dc.date.issued 2021-12-01
dc.identifier.other CDD 372.6521
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27987
dc.description GOMES, J. F. Contribuições do Projeto Dolfer na formação de professores de língua inglesa. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A pandemia da COVID-19 provocou, dentre outras consequências, o surgimento do ensino remoto emergencial (ERE) como forma de possibilitar a continuidade das atividades educacionais naquele contexto, sem que houvesse tempo, porém, de oferecer alguma preparação aos professores. Diante dessa realidade, sete professores dos cursos de Letras (Português, Inglês e Espanhol) da Universidade Estadual da Paraíba elaboraram o Projeto Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto (DOLFER), com o intuito de oferecer ações de formação para professores de línguas da Educação Básica das redes pública e privada no contexto de ERE. Assim, o presente estudo de caso de natureza qualitativa foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar as contribuições do Projeto DOLFER na formação inicial e continuada de professores de Língua Inglesa (LI). Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: (i) descrever as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de LI participantes do Projeto ao ministrarem aulas remotas; (ii) identificar os novos saberes construídos pelos professores a partir da participação no DOLFER; e (iii) verificar quais ações do Projeto DOLFER foram mais significativas na construção dos novos saberes e práticas dos referidos professores. Como suporte teórico para a realização deste estudo, nos apoiamos, principalmente, em: Araújo (2020), Coscarelli (2020) e Rosa (2020), sobre a compreensão do termo ensino remoto; Barreto (2010), Coll e Monereo (2010) e Sousa (2013), quanto ao papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino remoto; e Rosa (2020), Silva (2010) e Liberali (2020), com relação às reflexões sobre os impactos do ensino remoto na formação docente em LI. Como instrumento de geração de dados, aplicamos um questionário on-line com oito professores de inglês, cujas respostas evidenciaram a importância do DOLFER na promoção de saberes, principalmente, quanto ao uso das TDICs em salas de aula virtuais e como um significativo espaço para troca de experiências e crescimento profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.title Contribuições do Projeto Dolfer na formação de professores de Língua Inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta