UEPB - Repositório Digital

O gênero textual memórias literárias em turma do EJA: reflexões sobre uma prática de letramento

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Alana Lima de
dc.date.accessioned 2022-11-15T19:12:38Z
dc.date.available 2022-11-15T19:12:38Z
dc.date.issued 2019-06-27
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27997
dc.description OLIVEIRA, A. L. O gênero textual memórias literárias em turma do EJA: reflexões sobre uma prática de letramento. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa resulta da nossa intervenção como professora estagiária, durante o trabalho docente realizado no Estágio Supervisionado em uma turma de EJA, oportunidade em que foi estudado o gênero textual memórias literárias, através do projeto intitulado Memória: lembrar para quê?, que buscava discutir literatura, aspectos linguísticos e produção textual, e que foi levado a efeito através da elaboração e execução de uma sequência didática e um módulo de atividades. No caso deste trabalho, contudo, optamos em apresentar e discutir a parte do projeto que tratou da leitura e produção de texto com base no gênero textual escolhido, tendo como objetivo problematizar as contribuições desse projeto como prática de letramento e as suas implicações na sala de aula, a partir da teoria dos gêneros textuais de Dolz e Shneuwly (2004) além dos estudos de autores, tais como: Rojo (2004), Antunes (2003), Cosson (2006), bem como as normativas contidas nos documentos oficiais. A metodologia empregada ao presente estudo foi de tipo bibliográfica e se utilizou do método dedutivo, o que foi realizado por meio de uma pesquisa empírica de natureza qualitativa que teve como campo o estágio supervisionado realizado em uma escola pública da rede estadual de ensino, situada no Município de Campina Grande/PB, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estágio Supervisionado II, do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I. Como parte das considerações finais, verificou-se que os alunos participantes do projeto compreenderam que a atividade de leitura e escrita quando praticadas de forma consciente e coerente deixam de ser uma simples atividade de sala de aula e passam a servir como instrumentos de poder e cidadania nos mais diversos contextos sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Iara Francisca Araújo Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Memórias literárias pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title O gênero textual memórias literárias em turma do EJA: reflexões sobre uma prática de letramento pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta