dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo principal, de forma geral, apresentar como se processa
a aquisição de língua estrangeira, sendo esta, aqui, a inglesa, para uma criança
autista. Para esta compreensão, portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica,
serão apresentadas as principais características do Transtorno do Espectro Autista
(TEA), trazendo definições e aspectos necessários apresentados nessas crianças,
como o hiperfoco em línguas estrangeiras que ajudam a facilitar esse processo de
aquisição. Juntamente a estas características, se faz necessário que se apresente
teorias de desenvolvimento cognitivo, apresentadas por Piaget e Vygotsky, que
servirão como auxiliares fundamentais para o alcance do objetivo geral por
mostrarem, cada uma seguindo suas perspectivas (por serem contrárias), as fases de
desenvolvimento do indivíduo nos seus anos iniciais e/ou como a criança passa de
um estágio para o outro na evolução cognitiva. Como consequência, este artigo
poderá servir, ainda, como um meio para refletir sobre o autismo e as suas
possibilidades reais, como aqui exemplificada pela aquisição da língua inglesa (LI) de
uma criança que tem autismo. |
pt_BR |