UEPB - Repositório Digital

A pedagogia de Freinet e as aulas passeio: um relato das vivências escolares no município de Queimadas - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Lidiane Mendes
dc.date.accessioned 2022-11-17T18:42:53Z
dc.date.available 2022-11-17T18:42:53Z
dc.date.issued 2022-07-20
dc.identifier.issn CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28025
dc.description BARBOSA, L. M. A pedagogia de Freinet e as aulas passeio: um relato das vivências escolares no município de Queimadas - PB. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições de Célestin Freinet para a prática educativa no Ensino Fundamental, anos iniciais, em especial das Aulas-Passeio, aplicadas a uma turma de 4० ano. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola particular no município de Queimadas-PB, tendo as aulas passeio e o relato das crianças como instrumento de coleta de dados. A pesquisa consiste em relatos das vivências escolares onde foi introduzida a Pedagogia Freinetiana no desenvolvimento de uma prática educativa fundamentada no protagonismo, liberdade de expressão, no trabalho criativo e na cooperação dos educandos. Tomamos como referencial teórico autores como Elias (1997), Imbérnon (2012), Freinet (1975), Freire (1996) entre outros. Os resultados apresentam as técnicas de vida desenvolvidas pelo educador francês destacando-se as Aulas-Passeio que constitui-se numa forma de envolver as crianças no processo de aprendizagem, através da liberdade, espontaneidade e confiança, aproximando as atividades do meio escolar e a realidade dos educandos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo. Assim concluímos que as Aulas-Passeio realizadas no município de Queimadas, sede da escola, incentiva o sentimento de pertencimento ao meio onde os educandos moram e valoriza sua identidade sociocultural, acolhendo e respeitando as diferenças culturais, valorizando o diálogo e as experiências de vida de cada educando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Lígia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Protagonismo infantil pt_BR
dc.subject Pedagogia freinetiana pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title A pedagogia de Freinet e as aulas passeio: um relato das vivências escolares no município de Queimadas - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta