Resumo:
Refletir acerca da literatura para o desenvolvimento cognitivo das crianças é uma tarefa
essencial. O contexto da pandemia nos conduziu para nos adaptarmos à realidade do Ensino
Remoto, no qual docentes e discentes tiveram que fazer uso dos recursos digitais para dar
continuidade ao trabalho pedagógico. Nessa perspectiva, nossa pesquisa tem como objetivo
geral propor alternativas para trabalhar a literatura infantil com crianças da Educação Infantil
e séries iniciais do Ensino Fundamental, no contexto virtual. Nosso corpus foi formado a
partir da produção de vídeos curtos baseados em obras literárias, além de vídeos com histórias
criadas pelas próprias alunas. Diante disso, essa pesquisa evidenciou experiências com a
literatura infantil, que foram vivenciadas nas disciplinas de Artes e Estágio Supervisionado
III- Educação Infantil, com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da
Paraíba- UEPB, para serem trabalhadas futuramente com crianças. Como as crianças
apresentam suas próprias especificidades, acreditamos que uma formação literária nessa etapa
irá contribuir para despertar a sensibilidade e criatividade das crianças.
Descrição:
MONTEIRO, V. F. A prática docente: experiências vivenciadas no ensino remoto nas disciplinas de artes e estágio supervisionado III (educação infantil). 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.